Esporotricose – saiba mais sobre a doença

Sobre a doença

A esporotricose é uma micose causada por um fungo chamado Sporothrix. Os humanos podem se infectar em contato com gatos doentes ou diretamente de terra ou planta com o fungo. A doença tem incidência muito alta na região metropolitana do Rio de Janeiro, principalmente em bairros da zona norte e oeste do Rio de Janeiro, seguidos por municípios da Baixada Fluminense, mas já há casos em todo o estado, bem como em vários estados do Brasil. A ocorrência é maior em áreas carentes de saneamento básico. Houve um grande crescimento da doença desde 1998 e já atingiu níveis de hiperendemia. Por essa razão, desde 2013, a esporotricose é considerada um grave problema de saúde pública e a notificação da doença passou a ser obrigatória.
A informação é uma das armas mais importantes para enfrentar a situação.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio de Janeiro (SBDRJ) entrou nessa luta e está dedicando este espaço a uma campanha para esclarecer a população e orientar os médicos sobre o processo de notificação aos órgãos públicos.
Aqui você vai encontrar informações e orientações básicas. Mas nada disso substitui o acompanhamento de um médico. Ao primeiro sintoma, é muito importante procurar um dermatologista, ou um posto de saúde o mais rapidamente possível. O diagnóstico precoce é uma das garantias do sucesso do tratamento.
Aqui você vai encontrar informações e orientações básicas. Mas nada disso substitui o acompanhamento de um médico. Ao primeiro sintoma, é muito importante procurar um dermatologista. O diagnóstico precoce é uma das garantias do sucesso do tratamento. 

Vídeo Fiocruz

Cartilha

Clique aqui e baixe a cartilha com todas as informações sobre a doença.

Esporotricose na mídia